quinta-feira, novembro 10, 2011

2 meses depois do início da escola...finalmente enquadrado


Foi há 2 meses que o JP iniciou o 1º ciclo e, neste momento, posso dizer que, finalmente, ele  enquadrou-se. Ainda gosta muito de se dispersar, mas começa por concluir o que tem em mãos para só depois conversar. 
Por isso, (por ora), raramente tem trazido bolinhas ou quadrados…
Desde bebé que seguiu este método (movimento escola moderna) e eu, não sendo especialista da educação, adoro-o e acho que desenvolve um sentido crítico para a vida. Começou-o no colégio com 9 meses.  No ano passado, quando veio para o público, a educadora também seguia este movimento e a sua atual professora do 1º ciclo também. Para mim, foi uma feliz coincidência. Mas torna-o sem dúvida num menino  habituado a refletir nos assuntos. E isso vê-se.
Neste momento sinto-o mais calmo, feliz e motivado para a escola. 

O JP continua a ter capacidade de seduzir e se apaixonar pelas pessoas. No início deste ano letivo teve mais de meia dúzia de auxiliares e às  2 últimas afeiçoou-se. Quando chegou, por fim, a última, (mandada pelo centro de emprego), ele disse : "OUTRA?"  e recusou-se a ficar com ela. Mas como não teve outro remédio, lá ficou. 
Tudo isto contribui para alguma instabilidade. Esta auxiliar veio para ficar e, juntamente, com a professora têm formado uma boa equipa. Junta-se a elas a professora do ensino especial que também tem feito tudo para o bem estar dele.
O tempo passou e o JP começou a estabelecer os laços que ele tanto precisa. Adora a auxiliar, adora a professora e os amigos interagem muito bem com ele, muito embora não tenha tanto tempo como no Jardim de infância para desenvolver as relações. No outro dia voltou a chorar, novamente, por não ir à escola.

Agora adora escrever cartas e incorporar fotografias que ele próprio tira. Ontem escreveu ao mano, num documento do Word.

"Carta para o Rafael,       - gosto muito de ti" e decorou-a com balões e figuras.

Emocionei-me !


4 comentários:

Paulinha disse...

Olha, e eu também...
Que bom que está tão bem na escola, e gosta! Isso é muito bom, para ele e para ti, que ficas mais descansada por saber que ele está tão bem. :) Beijinhos!!!

CláudiaMG disse...

Aos poucos e poucos o JP está a habituar-se a sua nova vida que não é nada fácil. Passar da Pré, para a Primária é dose e todos eles, sem excepção qerem é brincadeira.
Mas ainda bem que finalmente tudo está bem encaminhado e o JP gosta das pessoas que o acompanham.
Quanto à carta....que amor mesmo! E até que enfim que fiquei a saber o novo do baby que aí vem.

Beijinhos grandes

Helena Barreta disse...

Também eu me emocionei. Tenho cá para mim que o JP vai escrever muitas cartas e declarações de amor ao mano.

Muitos parabéns ao JP e a todas as pessoas envolvidas no seu percurso escolar. Que grande alegria, que boas notícias.

Beijinhos

Mina disse...

Retida pela emoção, nem sei que te diga aproveitem todos esses momentos e guardem nos na caixinha mágica dos afectos que vocês tem para dar e vender...
Bjinhos