quarta-feira, maio 24, 2006

Resumo de vida



O convite do blog dos pais eficientes para dar o meu testemunho deixa-me orgulhosa e até já o comecei a escrever, mas o pior é resumir. Não é fácil! A minha aventura começou por volta do dia de 25 de agosto de 2004 e, desde aí, todos os dias foram marcantes para mim, para o pai e para o JP. Todos os dias o amamos e brincamos com ele, como se brinca com qualquer criança, mas sempre com a ideia presente de escolher os melhores estímulos, desenvolvê-lo, pô-lo a mexer-se, exercitá-lo, cumprir os exercícios e comparecer às atividades. É um prazer, e todos os dias acontecem coisas e descobrimos algo muito importante. A minha amiga Anita comparou a menina dela a uma tela em branco, onde a mãe vai pintando. É o que eu faço: tento colorir a minha. Gosto mais de telas coloridas, tento pintar a minha tela com emoção, ternura e pensamentos doces, mas a tela tem outro pintor... o JP! Dentre os meus traços e os dele, o que sairá dali? Ele tem tantas frustrações! Como reagirá a elas no futuro? Conseguirá ser feliz, mesmo que não consiga facilmente atingir os seus objetivos? Como assimilará as suas frustrações? Tenho receio que rabisque a tela com traços feios e negros e que a minha obra de arte não seja o que ambiciono... Mas dou o meu melhor, cabe-lhe a ele aproveitar e acabar a tela, de modo a que ela fique bonita. Tenho esperança que o saiba fazer!

15 comentários:

Unknown disse...

Grilinha entre os teus traços e os do JP irá sair uma tela linda concerteza, és incansável com o teu filho, nota-se isso pelo que escreves e pela força das tuas palavras. O JP irá conseguir ser feliz mesmo quando não conseguir atingir os seus objectivos porque o ensinas a compreender, porque o ensinas a viver. E acredita com o amor que lhe dás ele só pode ser muito feliz e vai-se tornar um homem feliz.

Docinho disse...

Sou a primeira!!!
O JP vai pintar a tela dele com o amor que vcs lhe dão... só esse amor o pode ajudar a ultrapassar essas frustrações, esses medos...
Um dia, também ele, terá a tela da sua vida para pintar e gostará certamente de lhe dar a cor que lhe ensinas todos os dias a ter...

Uma cor mais especial que as outras...

Um beijo "Picasso"

Mãezana disse...

Todas nós pintamos com orgulho as nossas telas e tu, melhor do que ninguém, a pintas com todo o amor e dedicação(pelo menos com mais atenção e cuidado!)
Os riscos que eles vão pôr nas telas, sejam a minha filha ou o teu filho, são da sua escolha e cabe-nos a nós,tentarmos que eles não "estraguem muito a pintura"...
É com muito medo que (eu pelo menos) os vejo crescer e perder as rédeas que nos prendem a nós mas, é inevitável e, com a ajuda de Deus, tudo vai correr pelo melhor!
Não soframos por antecipação!
O JP não vai falhar!Tenho a certeza.
Bj enorrrmmeee.

Anónimo disse...

Olá amiga gri gri :)

O meu conselho para pintares uma verdadeira obra prima é viveres a vida sempre de pensamento positivo e esperança, aproveitando cada momento que estás com o teu menino, amá-lo incondicionalmente e nunca desistires de o fazeres feliz, garanto-te que assim a vossa tela será imortalizada para toda a humanidade :)

Beijos minha linda.

P.S. Reparei que eras da margem sul mas que zona por curiosidade :)

Licas disse...

Com a força e o amor que lhe transmites, vai concerteza pintar a mais linda tela.
1 bjx grande

Ternura disse...

Não tenho dúvida que a tela vai ser a mais linda de todas as que existem...
O amor...o carinho...a coragem...a dedicação que tu transmites ao JP só vai permitir que ele pinte a tela de um modo espectacular...fantástico...maravilhoso...a

Beijinhos cheios de pintas coloridas

Ana Sofia Cardoso disse...

Chamo-me Sofia, tenho 25 anos e sofro de paralisia cerebral (atetose).

"Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos" – Eduardo Galeano

[Não consigo (ou não me esforço) deixar de ser enigmática]

Beijinho muito grande *


Já sou uma leitora assídua :)

RB disse...

que linda tela pintas tu todos os dias!
O teu filho tem uns tons quentes e doces!
inundam uma casa!
bjs

FiLiPa MaRqUeS disse...

Sei que a tua historia e muito grande mas tenho certeza de que vais contar o que foi importante para ti. Fico a espera pra ler ok?
Não sabia que pintavas!! Isso e muito bom, eu gosto de escrever...acalma-me!
Bjokas

alexandrachumbo disse...

és mesmo uma super mãe! parabens:) olha vi agora o teu mail, desculpa mas não tenho vindo à net por isso só agora te respondo. os exercicios que a terapeuta te indicou parecem-me adequados, no entanto por vezes "massacramos" os meninos com estimulos e eles tb precisam de brincar livremente. Tenta fazer a coisa (como de certeza fazes sempre!) de forma a que o jp disfrute e se divirta. se vires que para ele é uma "seca" fura o esquema:) e não o obrigues demasiado tempo a fazer o que "nós os técnicos" (lol) dizemos... já basta todo o tempo em terapias e afins... beijos amiga, força e coloca sempre as tuas questões, se eu souber tenho imenso gosto em ajudar (mesmo!) beijos + uma vez, mas não para ti, para o borracho do jp.

Grilinha disse...

Alexandra :Obrigado pela resposta . Pelos vistos estou no caminho certo, porque tento sempre fazer que ele ache as actividades divertidas. Se não acha, é mesmo isso que faço, mudo para outra ou para uma brincadeira que goste , ou simplesmente deixo-o relaxar, que tb é importante...Achei é que o esquema era muito "avançado" para esta idade. Pelos vistos, não...Nada como confiar em quem sabe. Continuo a descobrir que os nossos pequeninos sabem mais do que pensamos !!!! Isso é que para mim é uma constante surpresa...Beijinhos

Smas disse...

Com tanto amor e dedicação acredito que a tela dele será muito bonita e cada dificuldade superada terá um sabor muito mais doce do que o que nós imaginamos.
Bjs grandes

PS: Não é a outra, é o outro e por isso realmente nem imagina :D

Grilinha disse...

Cristina, Docinho, Mãezana, Elsa, Licas, Rute, Filipa, mother_24 Sandra e Alexandra: As vossas palavrinhas dão-me muito ânimo. Ajudam-me a batalhar num dia a dia nem sempre fácil. Não sou concerteza melhor e talvez não seja pior, mãe do que vocês. Sou uma mãe, que tal como vocês, ama incondicionalmente o seu filhote...mas obrigado pelo carinho, sempre presente nas vossas mensagens !

Azulinha (Sofia): Gostava muito de poder falar contigo por mail. Ainda tenho de desvendar um mundo diferente do meu. O do meu Filho. Acho que tu me poderás ajudar.

Beijinhos a todas

Mãezana disse...

É sempre um prazer!
Beijinhos

... disse...

Orgulhosos e expectantes estamos nós, por poder contar consigo na nossa trupe!!! Esperamos ansiosamente!