quarta-feira, junho 20, 2007

O meu JP tem sede de aprender !

Aceito as partidas do destino...para quem a vida corria razoavelmente bem e certinha , um revés, mesmo desta dimensão não é o fim do mundo. No outro dia não tive vontade de ver a reportagem das crianças que recebem tratamentos oncológicos. Tive medo de ficar triste. Mas é mais uma outra realidade. Daquelas que eu gostaria que nunca me batesse à porta, pois já tive uma dose bem forte (a minha mãe)....mas afinal é uma realidade e que tem de ser encarada por quem passa por ela. Qualquer mãe daria o seu melhor e enfrentaria tudo pelos seus filhos. Afinal a reportagem não era deprimente como pensei, mas sensibilizou-me até à última molécula.

Hoje estou feliz. O meu JP está tão esperto interessado...aprende tudo o lhe propomos a ensinar. Toma atenção e observa como se fosse a coisa mais importante do mundo. Faz puzzles relacionando peças com objetos...coisas difíceis para os seus 2 anos e pouco,(eu digo em jeito de brincadeira que ele é inteligente como a mãe, eheh)! Mas a verbalização continua pobre. Primeiro porque não tentava (ele sempre só disse as palavras que achava que sabia pronunciar...já viram que orgulhoso ?) as outras nem tentava.
Agora mudou. Já tenta mais e nós ensinamos...Olha para os nossos lábios a tentar perceber como fazemos. Chama pelo nome próprio ao Pai. Começa e tentar muito através da imitação e para nós esta é uma grande vitória. Mais uma vez, tudo o que é natural e automático nas crianças, ele tem de fazer muito mais esforço para conseguir…

A terapeuta da Diferenças não só é uma profissional excelente como faz tudo de uma maneira que ele adora...Aprende com jeito de brincadeira e absorve tudo como se fosse uma esponjinha !!!

Entretanto aconselharam-me a que ele iniciasse a Terapia da Fala . Com alguém que tivesse muita experiência com casos de paralisia cerebral, pois a razão porque ele não fala mais, é de origem motora e/ou respiratória. Estou mais tranquila, pois agora estou convicta que ele falará...mas precisa de apoio para que possa falar o melhor possível e que seja possível de entender por todos. Tenho agora de descobrir a dita terapeuta, pois o hospital tem uma lista de espera proibitiva e eu tinha preferência que fossem ao colégio, pois de andar de um lado para o outro, já estamos nós fartos. Vamos mais uma vez à luta, com alegria e empenho !!!
Adenda: se alguém conhecer alguém com estas características na margem sul...Mandem-me um mail. Bjs

15 comentários:

S.A. disse...

E tens dúvidas de que tudo o que ele é, se deve ao esforço e empenho dos pais? Eu não!
E sim, é claro que sai á mãe!

;p

Anónimo disse...

Mais uma luta!!! Mais uma... e vcs conhecem bem o que são lutas! Assim mangas para cima, respirar fundo e...mais uma luta...para mais uma vitória!!!
Estamos com saudades vossas,

Ana (www.nascerprematuro.org)

Ana Paula disse...

Ai Grilinha, o quanto eu admiro essa vossa vontade e força.
E claro que o JP é um miúdo fantástico por "culpa" dos pais.
Um beijinho

Mae Frenética disse...

Está aqui está um tagarela q nao se cala!!! :))

sil disse...

Muitos parabéns, pela evolução do teu JP...Até concordo que os especialistas na matéria, tenham ajudado para esse processo, mas a grande responsavel por essa evolução é sem duvida da Grilinha Mãe...
Bjos
Sil

Anónimo disse...

Parabens pelas vossas conquistas....vejo que está tudo a ir muito bem...a familia faz milagres...em relação à terapia da fala o meu filho tambem tem e é uma terapeuta da appc...

Beijinhos e contimuem as conquistas...
Carla

tixa disse...

E com a força e empenho que vos caracteriza vão conseguir que o JP fale na perfeição...e depois nada mais o vai calar hihihi qq dia estás a dizer "filho cala-te um bocadinho..."
Espero que encontres a terapeuta bem rápido.
Um bj enorme enorme

Vanessa disse...

Fico feliz com os resultados do JP, mas também digo, que um filho é o espelho dos pais. Por isso se vê em cada texto que escreves o carinho e amor que existe nessa família.

Tenho uma amiga assistente social na margem sul. Ela ficou de se informar no meio dela se existe algum terapeuta da fala que se possa deslocar para trabalhar com o JP.

Vamos ficar à espera da resposta dela.
Beijocas grandes a todos

Filipa disse...

Sabe mesmo bem vir aqui ler-te. E perceber que o JP é mesmo uma criança igual às outras, com a sorte de ter ao lado os pais que o adoram e de sair à mãe...
Os rapazes são geralmente amis preguiçosos a falar e muito orgulhosos - só dizem qd acham que estão a dizer bem...por isso, o teu filho vai certamente no bom caminho!
E a fotografia...está fantástica...
;-)

Repolha disse...

LOL para a Filipa.

Que bom que surge mais uma luz :) Vai demorar mais um bocadinho, mas o gajinho (teimoso, graças a deus) vai aprender a falar lindamente - vais ver!

beijinho grande

Unknown disse...

Olá linda
Nota-se claramente a tua força na escrita.a vontade de lutar pelo teu filho..és uma grande muçher!!
a fotografia reflecte bem a tua personalidade.As conquistas vao chegando!

um grande beijo linda

yami

Tita Dom disse...

Um dia vou postar um post só para ti, á mt que duda anda com uma história de um lado para o outro, por sinal uma das preferidas dela.
Um dia mt breve vou escreve-la só para ti.
beijo gande!

Anónimo disse...

Olá Grilinha,
regressei...
:)
vim ver como estavas... espreitar a evolução do JP.
Fico feliz por estar a correr tudo bem convosco, continuo a sentir em cada palavra tua todo o teu amor, força e empenho em relação ao teu filho :)
És uma lutadora, e o JP será um vencedor de certeza. Já o é.
Espero que encontres para ele um bom terapeuta, desejo tudo do melhor para vocês, porque mereces. ;)

Um beijinho para ti da
Suzy

Grilinha disse...

Ana Sousa, Ana , Ana Paula e SIL: As vossas palavras de encorajamento sabem LINDAMENTE...a familia nestes casos e o amor são obviamente muito importantes...de resto, julgo que é para todas as crianças...estas notam-se diferenças mais óbvias. Nós tentamos dar o nosso melhor.

Carla: a ti dispenso qualquer comentário...bem sabes como o incentivo e o amor é importante, não é?

Fren e Tixa: O que mais desejo é mesmo poder estar "FARTA DAS PERGUNTAS E DA TAGARELICE"...Era 5 estrelas !

Vanessa, Filipa, Carlinha e Rep. e Yami: Também sou optimista. Anseio pelo dia que ele fale mais...quero tanto, porque "sinto" necessidade de estreitar ainda mais esta relação...

Querida M. (Sorrisos D. a.): Esta agora...isso não se faz a uma curiosa doentia como eu...tenho ideia que vou passar a espreitar o teu cantinho umas vinte vezes por dia !!!

Suzy: Tenho saudades de falar contigo pelo msn. Que te aconteceu, linda? Beijokas

Monica Silva disse...

Olá minha linda. Cada dia que passa mais feliz fico, ao ler as evoluções do JP. Fico tão contente, como se fosse eu a ter essas evoluções.
Tu, és um exemplo de Mãe, Amiga, Lutadora....tantos adjectivos sem fim, para te descrever. Adoro-te minha linda.
Amiga, já experimentás-te Alcoitão, na parte das crianças? Eu estive no piso 1, que é para lesões medulares e gostei.

P.S.- JP não te esqueças da nossa corrida...temos é de lutar! Ahh mas eu tenho de ganhar a corrida hehehe. Era o dia mais feliz da nossa vida, lindo!

Beijos grandes para os dois