terça-feira, fevereiro 02, 2010

As meninas dos Salesianos - A ajuda mútua

Há alguns mesinhos atrás dei uma entrevista sobre o que pensava sobre os benefícios da hipoterapia no desenvolvimento do meu filho. Foi publicado na "dica da semana" , o jornal do LIDL. Largas semanas mais tarde, recebi um mail de um grupo de estudantes do 12º ano dos Salesianos. Estão a desenvolver um projeto ao longo do ano letivo sobre terapia com animais.
Criaram também um blogue para registo do projeto. Assim sendo, ficaram interessados numa entrevista comigo já que ele tinha começado com apenas 13 mesinhos , numa observação da terapia do JP e tudo o que pudesse arranjar sobre o assunto. Fiquei impressionada desde logo com a redacção dos mails que me eram dirigidos. Bem escritos, educados. Quando marcámos a entrevista foi no próprio colégio dos Salesianos. A entrevista foi uma conversa agradável e adorei poder ajudá-las. Um grupo de jovens raparigas interessadas, empenhadas e extremamente educadas. Ainda esperei (sem levar a mal) alguns risos cortando a entrevista, pois bem lembro-me de quando era miúda, a boa disposição atrapalhava a aprendizagem e havia risinhos nas ocasiões bem formais. Mas nada disso…
Lembrei-me depois que a minha geração foi apelidada de "rasca". Dado que estes jovens são de uma classe social privilegiada não sei se os posso tomar como exemplo, mas pelo menos posso garantir que este grupo dos Salesianos, deixou-me cheia de esperança na nova geração. Pelo empenho, pelo interesse sobre a integração do JP na sociedade, pela atitude investigadora....e mais tarde pelo humanismo. De uma classe tão cheia de tudo, nunca esperei uma iniciativa de solidariedade espontânea . De miúdos tão jovens nunca esperei tanta sensibilidade e empenho em causas. Dispuseram-se a fazer rifas, vender calendários, tudo para ajudar o JP.
Talvez porque eu própria, na idade deles só tinha preocupações de notas escolares, namoricos e afins…
Depois percebi a filosofia do colégio e entendi melhor. Estão sempre envolvidos em causas. É uma formação que têm e é estimulada.
Parabéns a eles próprios, parabéns aos pais que os criam. São com certeza o vosso orgulho !!!
Esta é uma fonte de inspiração de educação para mim.....e a esperança de como os adolescentes podem ser adoráveis, para além de quase sempre problemáticos.
Obrigado por tudo isto.
P.S: Fotos da Hipoterapia dos 13 meses aos 5 anos (as atuais ) - (nas fotos antigas ele não usava toque, pois nenhum lhe servia)

4 comentários:

Avessa disse...

Que bom ver jovens que não se interessam apenas por "Morangos com açucar". Realmente nós temos um pouco a mania de generalizar mas ainda bem que há excepções!
Beijinhos

Paulinha disse...

;)

Eu frequentei os Salesianos aqui em Évora, durante 9 anos, e reconheço que a minha instrução moral e os valores que lá me transmitiram, influenciam bastante a minha postura na vida...

É sempre bom ver que a juventude não está (toda) perdida!

CláudiaMG disse...

Olá amiga

Fico feliz por teres encontrado nessa equipa de meninas muito interesse e muita dedicação para uma realidade muitas vezes esquecida por algumas instituições.
Acho que nunca te disse, até porque nunca calhou, mas eu nos meus tempos de escola frequentei os Salesianos até ao 9.º ano e tenho a dizer-te que os meus melhores tempos foram passados lá.
Erámos uma ENORME família .
Infelizmente os tempos mudaram e hoje sei por experiência própria que os Salesianos, pelo menos os do Estoril, são um colégio de elite, claro que isso tem as suas vantagens e as suas desvantagens, mas uma das coisas que me deixou muito triste no funcionamento do colégio foi saber que as crianças com necessidades educativas especiais têm bastante dificuldade em ingressarem neste estabelecimento, tudo em prol do bom nome do colégio e dos rankings a nível nacional.
Assim mais uma vez não existe o direito de igualdade, mais ainda num colégio de origem cristã.

Beijinhos grandes

Mãe Sisa disse...

Ainda bem que a "minha" dica deu mais alguns frutos!...
Venham mais destes: generosos, solidários e que se esperam, acima de tudo, muito úteis para o JP.