sexta-feira, outubro 14, 2011

Novidades do 1º ano

Depois de algum feed-back que tive da escola durante o 1º mês, estou com suspeitas que o JP posso estar desinteressado nas matérias do 1º ano...
Estranho o facto, de o ano passado a educadora colocá-lo a fazer cópias de livros (que é um desafio grande para um menino do pré-escolar, obviamente)  e ele o fazer entusiasticamente e ainda querer fazer em casa. 
E este ano, como começaram por dar matéria do pré-escolar e as vogais (a que ele responde de imediato que já sabe isso tudo), ele só quer brincar. No fim do dia costumo perguntar-lhe se aprendeu alguma coisa de novo e responde-me que não, com ar desgostoso. E eu sei que ele quer muito aprender.
Sei que as pessoas estão empenhadas, também confio que ele seja maduro (embora que muito teimoso, brincalhão e conversador)  o suficiente para se portar bem. 
Algo me diz para confiar nele...(embora possa estar enganada). 
Sou mãe e claro que sou suspeita.
Por isso, um pouco de conversa com as profissionais acho que vai ajudar. Porque todos só lhe querem bem e a própria professora foi a primeira a dizer que teria de adaptar o currículo dele (para mais difícil) para ser estimulante. Eu não valorizei. Achei que ele teria de entrar no ritmo dos outros mesmo que isso implicasse algum "atraso" relativamente à fase em que se encontra.
Mas agora tenho dúvidas…
Precisa de um desafio maior ou tem apenas dificuldade em cumprir ordens ? 
Preocupa-me ainda mais que seja esta última hipótese…
Mãe sofre…

3 comentários:

Anónimo disse...

Sim, se calhar é isso mesmo. Os outros estão mais atrasados e ele aborrece-se. Como ainda é muito novinho e muito vivo começa a desconcentrar-se.

beijo
Joana (Porto)

Leoinha disse...

Olá Grilinha,

Há muito tempo que não escrevia nada ...Penso que o JP é capaz de estar um bocadinho desanimado porque está a aprender coisas que ele já sabe. No 1 ano começa-se com as letras e ele já escreve no PC ... daí penso ser compreensível estar um pouco desmotivado. Maturidade no 1º ano leva um trimestre a adquirir, porque parecendo que não ainda é um grande salto do pré-escolar para o 1 ciclo ...

Helena Barreta disse...

O JP tem vontade e gosta de aprender, parece-me normal sentir-se aborrecido ou desmotivado se o põem a fazer coisas que já fazia e bem anteriormente.

Pelo o que aqui leio, atrevo-me a dizer que o JP precisa de um desafio maior.

Beijinho