Dia a dia das lutas e vitórias uma mãe de um menino já com 17 anos com paralisia cerebral, de um menino de 10 anos, consultora imobiliária, engenheira e acima de tudo Mulher em evolução...todos os dias
domingo, dezembro 30, 2007
As nossas festas
segunda-feira, dezembro 17, 2007
Desporto adaptado no Natal



sexta-feira, dezembro 14, 2007
Sem sentido

Quando sei que esta vida não é a que quero levar
Quando vejo o tempo a passar, diante mim
sem o conseguir agarrar…
Sem conseguir estar convosco, como gostaria
Só os vossos sorrisos me animam… e dizem-me que afinal tudo vale a pena.
Esses momentos são tão pequenos….
Ainda bem que hoje é sexta-feira !
Está feita a "àa-vooo-eee"
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Sem parar - Parte II
Assim continuamos cheios de atividades.
No Fim de semana que vem temos desporto e brincadeira adaptados. Já nos inscrevemos aqui.
Sabemos que vamos gostar.
Só vai dar para descansar para o ano !!!
sexta-feira, dezembro 07, 2007
Sem parar - Neuropediatria e Desenvolvimento
domingo, dezembro 02, 2007
A Festa dos teus 3 anos
sábado, dezembro 01, 2007
3 Anos de muita emoção

segunda-feira, novembro 26, 2007
Está quase...
quinta-feira, novembro 22, 2007
Esta noite
O nossa história faz lembrar o conto da Lebre e da Tartaruga. Nós (porque somos uma equipa) somos a Tartaruga. Uma tartaruga, extraordinariamente, lenta. Mas tenaz e muito motivada. Temos um objetivo concreto e todos os dias batalhamos por ele. Todos os dias queremos andar mais um metrinho. Aquele metrinho que a lebre demora segundos a percorrer, mas que nós temos de nos esforçar muito mais.
Quem está de fora nem percebe, mas olhamos para trás e já lá vai alguma distância. E que bom perceber isso...tudo conseguido com muito empenho, amor e estimulação. Sabemos que o caminho a percorrer é ainda maior, mas não tem qualquer importância. Gostamos de caminhar.
Sigo, desde algum tempo, mais duas gerações de Pedros. Um com 16 e outro com cerca de metade. Este fim de semana, sem grandes planeamentos ou expectativas, conheci o Pedro mais velho . A vida, por vezes, surpreende-nos de formas que nos fazem novamente sentir crianças de escola. Pela sua forma de estar, pelo seu positivismo e boa disposição, deixei-me render a esta família e em especial ao Pedro. Senti-me infantil, porque vi nesta família os meus "ídolos"...senti experiência e tranquilidade natural. Senti-me entre amigos. E como é isso possível ? Não sei nem quero saber. Aproveitei.
O Pedro é um ser social. E fez-me sentir muito especial. Fiquei fã. Será nosso amigo para a vida…
terça-feira, novembro 20, 2007
Inverno

Gosto de ouvir a chuva a cair, enrolada nos lençois, mas detesto ter de sair deles e enfrentar o mau tempo...odeio as filas de trânsito e as botas com lama. Não gosto do céu cinzento. Só do conforto de ficar em casa, de volta dos livros, do computador...ou a lanchar com amigos.
sexta-feira, novembro 16, 2007
Notas Soltas
- O JP está ansioso pelo dia dos seus aninhos. Sabe que terá festa. Quando perguntamos quem está quase a fazer anos, solta logo um "Eu !"
- "E agó?" ( e agora?)...é logo a primeira pergunta no começo de um fim de semana. Acho que ele sonha com estes dois maravilhosos dias (ele e eu !!!)
- À partida os três anos afiguram-se mais calmos que os 2. O JP está numa fase que adora agradar-me. Está cá um menino do coro !!! Faz as coisas que sabe que me agradarão...mas ainda me desafia (e se calhar isso nunca passará...)
- Já não liga tanto a volantes. Está mais numa fase musical. Pianos com ritmos, batidas...Música ! Ele quer é fazer música. Acabou uma carreira de piloto, mesmo antes de começar...
- Deliciosos 3 aninhos...quase!
Este fim de semana começo a fazer algumas comprinhas de Natal e vou encomendar coisas giras daqui.

P.S: Amiga Lobita- Reconheces ? Um beijo enorme e obrigado.
terça-feira, novembro 13, 2007
Uma agenda preenchida

Muitas vezes, o meu coração receoso de mãe temeu que com uma agenda tão preenchida, ele não conseguisse ser criança e estar tranquilo.
segunda-feira, novembro 12, 2007
Acorrentada

Cabe-me agora enviar a corrente a 10 blogs amigos.
-Maria Poeiras
-Bolos da Célia e da Ana
-Mãe Frenética
-Lobitas
-A vida com Pedro
-Amorzinho Pequeno
-Claúdia, Yuri e Caio
-Baunilha e Chocolate
-Blog do Gabi
-Amor Cibernético
Só 10... que injustiça !!! :-( Sinto-me bem mais acorrentada !!!
sexta-feira, novembro 09, 2007
São Martinho !
terça-feira, novembro 06, 2007
A força que aprendemos a ter

Ontem tive reunião na Calouste Gulbenkian, entre a equipa de comunicação aumentativa, a terapeuta da fala e a professora da intervenção precoce do JP. Sempre me revoltei com gente que nem está disposta a tentar. Como se pode desistir antes mesmo de tentar?
O JP quando foi avaliado na Calouste Gulbenkian aos 17 meses, disseram-me que ele não era rápido suficiente para usar os braços e mãos, mas eu disse que talvez com o treino melhorasse...Pois agora estão inclinadas para o uso de uma grelha de teclado, onde as mãos são ainda mais solicitadas.
Só porque o meu menino chorou numa consulta inteira, quando tinha 1 mês de idade, já estavam preocupados com o seu potencial cognitivo. Felizmente essa pessoa já percebeu que estava enganada (embora que certezas só quando entrar para a escola…)
Mas continua a afetar-me esta forma de encarar as coisas. Felizmente não é a minha.
Tenho a sorte de ter um marido excecional que pensa exatamente como eu. Que me dá a maior força. Tenho a sorte de ter amigos. Que me dão tanta força ! Tenho a sorte de ter um filho maravilhoso, que com todos os seus problemas, foi a melhor coisa que aconteceu na vida desta família.
Felizmente hoje é outro dia e "a sova" não deixou sequelas...só vontade de ser ainda mais teimosa.
segunda-feira, novembro 05, 2007
A crescer

No fim de semana, as atividades normais...cavalos, piscina, histórias lidas pela mãe e muita brincadeira a três.
O JP mostra ter um sentido de humor contagiante. Gosta imenso de ver gente aos "socos" (dos de brincadeira, julgo eu), por vezes também troca os nomes dos animais só para me ver "baralhada"...e começa a rir que nem um perdido…
Esta semana ficaremos sem a nossa querida fisioterapeuta que irá ficar de baixa por 2 meses. Vamos arranjar substituta aqui perto de casa, para não ficar esse tempo à boa-vida, mas as burocracias são sempre tantas , que receio que a "nossa" volte e ainda estaremos à procura!
O meu JP está numa fase "doce" como nunca. Faz festinhas à mãe, lança olhares de paixão. Gosta de ter alguns momentos só seus. Na hora da história, pai...nem vê-lo !
Meninos ou meninas candidatos a serem seus amigos têm o denominador comum: vivos , muito alegres e traquinas.
Se roçar ligeiramente a hiperatividade, então têm no JP um fã !
O JP reflete sobre as opções....e já colabora mesmo no que não lhe apetece muito.
Acho que está a ficar um crescido.
segunda-feira, outubro 29, 2007
Porque temos filhos?
Refiro-me apenas e só a ser mãe. Ou ser pai.
O prazer de gerar e educar um ser é uma forma de viver uma vida cheia de afetos e emoções. Os filhos são as nossas maiores fontes de alegrias, de preocupações, de tristezas e de vontade de viver. E depois de um dia stressante e esgotante, quem não se desarma com "aquele sorriso" ao vislumbrar-nos atrás da porta da salinha ? Passou tudo !
O meu filho nasceu e mudou o nosso mundo. Ele terá sempre um pouco dos dois, mãe e pai, que tanto o amam. É o espelho de um grande amor.
Nunca gostará de mim metade do que gosto dele, certamente, mas este sentimento é muito menos egoísta que qualquer outro que já tenha sentido.
P.S: A propósito de um comentário: São reflexões minhas naqueles momentos de pensamentos profundos.Mas o estado de espirito com que o escrevi é ótimo e nem um pouco triste ! Muito pelo contrário…Grande sorte morar nesta grande terra !
quinta-feira, outubro 25, 2007
Uma bela Prenda...

quarta-feira, outubro 24, 2007
34

segunda-feira, outubro 22, 2007
Encontro " PC ao longo da vida"

sexta-feira, outubro 19, 2007
Contente

quarta-feira, outubro 17, 2007
Novidades do Início da semana
Encontrei lá informação sobre Encontros de Sábado e apesar de fora da data aceitaram a minha inscrição. Acho de grande utilidade a troca de informações entre pais/ profissionais e até mesmo de pessoas com paralisia cerebral. Tenho a certeza que aprenderei algo que me possa guiar nesta caminhada. Da equipa organizadora fazem parte psicólogos, médicos e mesmo pais. Embora que já conheça alguma coisa deste caminho e que já não me sinta tão ansiosa , é sempre uma mais valia estar o mais informada possível.
segunda-feira, outubro 15, 2007
Os meus medos
Quanto caminho percorrido. Tanta mudança. Mudança essa que nos trouxe um enriquecimento pessoal.
Já tive tanto medo. Lembro-me da primeira conversa com ela em que me disse: "Fica tranquila. Isto é para a vida toda " (referia-se ao facto dos nossos filhos terem PC) e na altura eu pensei "pois, isso é o que mais me assusta..."
P.S: Dois grandes beijos para as minhas amigas (M. Poeiras e Célia) que irão aparecer no programa Praça da Alegria (TVI) a partir das 11 h de 2ª f, 15-10-2007 sob o tema -Mulheres que deram a volta por cima. Babada por vocês !
quinta-feira, outubro 11, 2007
Uma agenda muito preenchida

segunda-feira, outubro 08, 2007
Ser mãe não é fácil

sábado, outubro 06, 2007
Apoio Educativo

segunda-feira, outubro 01, 2007
Mimos

P.S: Já deu para perceber que "estamos" novamente a usar e abusar das birras ?
quinta-feira, setembro 27, 2007
Andar a cavalo

terça-feira, setembro 25, 2007
A Felicidade

domingo, setembro 23, 2007
Irresistível !
A frase mais ouvida
Não levo nada a mal. Quem o diz não percebe o que se passa. E na verdade o JP está mesmo muito crescido e dão-lhe muito mais idade do que realmente tem...
Encontros

segunda-feira, setembro 17, 2007
Como mudam as nossas atitudes

terça-feira, setembro 11, 2007
Menino
quinta-feira, setembro 06, 2007
Desafio dos 7- Sete coisas sobre mim

- Minhas origens: Nasci 6 meses antes da revolução dos cravos. Última e não-esperada filha. A minha mãe já tinha 32 anos quando vim ao mundo. Só mais um do que a idade em que tive o JP. Nunca me apercebi o quanto a vida era difícil naquela altura. Não vivíamos com grandes dificuldades, mas sendo uma familia de três filhos, tive sorte da minha mãe ser gestora. Dizem que fui muito mimada. Eu nunca achei...acho que era e ainda sou carente.
- O que me entristece: Ter perdido a minha mãe com 17 anos, altura em que ainda não sabia acarinhá-la como ela merecia. Ela não estar cá para me dar o conforto único e especial de mãe.
- Como me defino: Bem disposta, tímida, teimosa...empenhada e interessada. Demasiado emotiva para o que gostaria de ser. Demasiado exigente comigo própria. Insegura, por vezes.
- O que mais valorizo: A família e os amigos.
- O meu maior vício: Trabalho...e Férias. Refugio-me nos inúmeros problemas do meu dia-a-dia, para não pensar nos meus próprios. Esqueço tudo isso, para passar umas belas férias com a familia. Junto deles, não há problemas alguns...
- O que mais desejo: Criar um filho que seja uma boa pessoa. Que ele possa se sentir realizado e que seja autónomo. Criar algo que seja meu. Chegar à hora do Adeus e pensar que foi uma boa vida.
- A minha religião: Entre o zangada com Deus e agradecida...eu acredito Nele. E sei que ele olhará por nós.
7.1 Pensando no meu marido, tenho de deixar aqui uma nota especial: Tenho o péssimo e irritante hábito de deixar as luzes acesas pela casa toda...estou a tentar emendar isso.
terça-feira, setembro 04, 2007
Regresso à escola


sexta-feira, agosto 31, 2007
Como um peixinho

dedicação é tão grande que nem aproveitou as férias até ao fim...
-Sem si, seria muito mais difícil. Esta pequena vitória é vossa (sua e do JP).Adenda às 15.30 h :Soube agora que nasceu ontem o meu sobrinho Francisco. Chegou para ser muito feliz e brincar com o seu Maninho de 21 mesinhos. Chegou para dar uma prendinha antecipada aos seus papás.Benvindo querido.
terça-feira, agosto 28, 2007
Um ser social

Os amiguinhos da escola também já há tempos que são fixos. O amigo da cabeça amarela encontrou-nos no shopping e foi vê-los aos dois, felizes e contentes de estarem juntos. O amigo J. - a cabecinha amarela - não gosta de sólidos. O JP não é simpatizante de sopas e menos ainda de ervilhas ...mas comeu tudo o que o amigo lhe deu (à boca, eheh) !
Consulta de Fisiatria e Terapeuta da fala
Depois, encontro com a nova terapeuta. Iniciará para a semana e entregou-nos o relatório da avaliação feita aos 30 meses.
Ao nível da comunicação simbólica Formal (linguagem) : O JP identifica imagens pela sua acção, função, realiza emparceiramento de imagens iguais e o emparceiramento de imagens que se completam.
sexta-feira, agosto 24, 2007
Que miminho maravilhoso !
quarta-feira, agosto 22, 2007
A entrada no Clube dos Crescidos (o mais fixe)
segunda-feira, agosto 20, 2007
Exigências

Como pais devemos, realmente, preparar os nossos filhos para este mundo bastante exigente e devemos exigir empenho.
Na minha modesta opinião, empenho sim, mas não competitividade. Não há nada como uma infância descontraída, sem pressões, como foi a minha.