sábado, abril 24, 2010

3ª oficina de pais PER- NOTAS SOLTAS

Mais uma experiência enriquecedora, quer pelas pessoas presentes, quer pelas temáticas.
Os temas foram a comunicação e também a inclusão.
A parte da inclusão foi dada pelo Prof. Dr. José Morgado do ISPA, de quem fiquei fã, pela boa disposição, pelas ideias e pela frontalidade.
Identifiquei-me numa história do Colibri.
Havia um fogo na floresta e o Colibri, com o seu pequeno bico, ia buscar água ao lago para apagar o fogo, até que às tantas se cruza com um pássaro mesmo grande e com um grande bico. Ele pergunta-lhe, com um arzinho arrogante: "- que andas a fazer ?"
- "A apagar o fogo "-responde o colibri
O outro riu à gargalhada e disse :" com esse bico tão pequenino?"
- Pelo menos faço a minha parte- responde mais uma vez o Colibri.
Inclusão....Percebi que há muitas dificuldades na real inclusão dos alunos quando vão para o 1º ciclo e muitas vezes os professores não têm qualquer preparação para lidar com esta nova situação. Há situações "mascaradas".
Em qualquer dos países Europeus estima-se 8 a 12 % de alunos com N.E.E. Mas em Portugal, alguém decidiu que não ultrapassávamos o 1,8 %....somos mesmo bons !
Citando o Prof. José Morgado - Um professor que aceita e lida bem com o desafio de ensinar um aluno N.E.E, é como um piloto de fórmula 1. Depois dessa experiência, conduz muito melhor qualquer carro !
Quantos professores  ambicionam ser pilotos de fórmula 1 passar-me-ão pela frente ?

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Hão-de certamente passar muitos. Vai ver que será difícil os professores resistirem ao charme e encanto natural do JP, fora a preseverança, o respeito e o ser trabalhador que todos vão perceber que ele é.

Um beijinho