segunda-feira, março 29, 2010

Reunião na escola - I

Apesar de estarmos de férias, hoje foi o dia que marcámos para ir descontraidamente à reunião da educadora do pré-escolar. Começou por explicar como a introdução do SPC foi facilmente assimilada por todos os meninos que rapidamente aprenderam a comunicar com o JP. Ela observa mas faz questão de não interferir nestas interacções. Tem corrido lindamente assim mesmo. Estimula-se que o JP não dependa de um adulto, mas preferívelmente dos colegas da sala (pelo menos enquanto não tem condições de ter autonomia)
Toda a sala está toda adaptada com símbolos SPC, paralelamente à escrita. Parece resultar bem até com os outros. O JP é interessado e toma muita atenção às actividades. Expressão plástica só corre bem quando lhe apetece (muita frustração envolvida) e por isso ela não força e deixa-o desenvolver as outras actividades que prefere.
Nota agora uma maior utilização da mão direita do que antes.
As competências numéricas básicas estão assimiladas - relacionar quantidades com números e até actividades que pensei que fossem já do 1º ciclo estão a ser trabalhadas. Fazem jogos, onde são envolvidos conceitos de soma e de divisão. Como neste momento não usa o computador na escola, copia as palavras através de cartões de letras. Tem bastante material adaptado ( ela frequentou o curso de comunicação aumentativa há 2 anos atrás) e sabe o que fazer para que o JP se sinta incluído e "um entre outros", atribuindo tarefas básicas.
Sabe contar bem, até quando há diferentes categorias misturadas (isso eu ainda não tinha feito a experiência). Tem um belissímo portfólio com fotos do JP a realizar as actividades.

Sem comentários: