segunda-feira, março 01, 2010

Ter muito cuidado com o que se diz....(bom sinal)

(foto exposta no CRPCCG, do JP com 16 meses )
Esta manhã fomos à fisioterapia e depois à Uttac, como habitualmente. Quando o JP encarou com a fisioterapeuta, a primeira coisa que pediu foi o caderno de comunicação e apontou para o Teatro, reforçando verbalmente. Ontem fomos mais uma vez ao teatro e ele quis logo contar à sua terapeuta.
Na fisioterapia entre os exercícios habituais, (agora com ênfase no fortalecimento dos músculos das pernas), houve conversas de mulheres, alguns segreditos (que ele entendeu que eram bastante sigilosos) e cumplicidades normais entre duas mulheres amigas.
O JP como muitas crianças da idade dele não sabe guardar segredos.
Quando chegou à Utaac, a primeira coisa que escreveu no computador foi o nome da terapeuta (que tem um nome difícil de escrever por não ser portuguesa, mas ele conseguiu) e bem sei qual era a sua intenção !!! Contar o segredo....o malandreco ! Ainda não foi desta que concretizou a sua intenção, mas percebi que já faltou mais.
Mais um pouco e já não se pode contar nenhum segredo perto de ti, filhote. Não falas, mas ESCREVES !!!! Bem, vou ter de me habituar, pois É BOM SINAL !!!

5 comentários:

Mina disse...

A pois!... Prepara-te kkk
Têm o lado bom e o lado mau rsss
Sabes que uma das caracteristicas dos Asperger é precisamente serem uns "Chibos", contam tudo sem olhar ás consequências(lado mau).
(O lado bom) é que temos garantia de que, o que dizem é mesmo verdade kkk
Ás vezes é complicado, é mesmo um grande entrave, na idade adulta.
Já terei falado nessa caracteristica.
Mas voltarei a ela concerteza, porque acho que essa parte social é o maior travão. Enquanto houver coisas a esconder!? kkkk
Mas na fase e no caso do JP é mesmo um bom sinal, de que quer comunicar e já tem uma formula rsss
bjocas

Mocas disse...

:D pois é amiga, pois é lol cá por casa tb não se pode falar de nada assim mais "secreto". eles apanham tudo!

Mrs_Noris disse...

LOL É normal nas crianças.
Já o meu não é nada dado a fofoca e se formos demasiado directos nas perguntas, então é que não diz mesmo nada. Às vezes até responde com um "Eu não te vou contar". Mas não é má vontade, penso que é mais um certo comodismo dada a dificuldade que tem em relatar os acontecimentos. Quando resolve contar-nos alguma coisa é de livre e espontânea vontade, mas temos de ter algum cuidado. Normalmente faz de uma coisa simples uma grande confusão, baralha-se todo.
Beijinho. Beijinho.

Nala disse...

O que de mais belo existe nas crianças, é que elas, de forma verbal ou não verbal, dizem tudo o que pensam, são directos. Nós adultos também devíamos ser sempre crianças e não ter receio de falar. Eles, na sua inocência, limitam-se a dizer e tentar verbalizar, seja de que forma for, o que sentem e pensam...

Anónimo disse...

Pois bem, guardar segredos é uma coisa de adultos. Se o JP aprendeu a comunicar (seja de fora escrita ou de outra forma qualquer) há que fazer uso dessa capacidade, e quem não gosta de revelar um segredo? :-)

beijinhos
http://blogs.clubedospais.pt/ccsantos